Descubra quais são os benefícios da PMI na construção civil

28/09/2021
Compartilhar

Um dos diferenciais da Ridarp é o uso de gestão de projetos PMI. Conhecido como a melhor certificação em gerenciamento do mundo, o Project Management Institute é uma instituição sem fins lucrativos voltada para profissionais que atuam com planejamento. Na construção civil, esse conjunto de ferramentas tem ganhado destaque por proporcionar um aumento significativo na produtividade das obras.

 

Além de garantir uma estrutura semelhante para cada projeto, evitando irregularidades e discrepâncias na qualidade do produto final, ter um guia PMI traz diversos outros benefícios para toda a equipe envolvida na construção. Confira:

 

Redução de riscos

 

Com o PMI se torna mais fácil identificar um risco antes mesmo do início do projeto, isso porque ele orienta os profissionais a fazerem uso de alguns recursos que ajudam a ter clareza da obra como um todo. Um deles, por exemplo, é um brainstorming com tudo o que pode dar errado na construção.

 

Outro ponto levantado pelo guia PMI é o da análise das interligações entre os projetos. Isso significa que,  um detalhe que passou despercebido pode dar início a uma reação em cadeia que acarretam em problemas na obra. Então, vale a pena investir um tempo para buscar compreender as conexões entre as etapas.

 

Execução correta do cronograma

 

Sabemos que definir prazos para a realização das atividades dentro de um projeto é necessário tanto para garantir uma entrega em tempo hábil quanto para conquistar a confiança do cliente. Por isso, deve-se evitar ao máximo atrasos.

 

Mas também sabemos que imprevistos acontecem. Com o PMI, é possível padronizar os projetos e, com isso, agilizar a tomada de decisões já que muitos assuntos não precisarão ser repensados. Portanto, com a otimização de tempo, há uma garantia maior do cumprimento do cronograma.

 

Maior controle dos processos

 

Como todas as informações estarão organizadas em uma ordem lógica, todos os profissionais envolvidos na obra conseguem ter uma visão mais ampla do projeto e, claro, com isso os engenheiros acabam tendo um controle maior do que está sendo executado.

 

Assim também facilita a verificação na hora de saber se o projeto está de acordo com as normas regulamentadoras e técnicas dos órgãos públicos e de segurança e ajuda no repasse do feedback ao cliente.

 

Por isso, a sua obra pode contar com o conhecimento técnico e com a excelência dos nossos profissionais que saberão orientar todo o processo desde os primeiros detalhes até o atendimento pós-obra.

 

Entre em contato com a nossa equipe para saber mais sobre como aplicamos o guia PMI na prática.

 

Posts relacionados

Suas obras prontas com inovação, qualidade, segurança e rapidez.