PMP na construção civil: usos e benefícios

21/04/2022
Compartilhar

A PMP é uma sigla que se refere ao gerenciamento de projetos, ou mais especificamente, ao Project Management Professional. Emitida pelo instituto PMI, ela concede reconhecimento a qualquer profissional que atue na área de gestão, incluindo na Construção Civil.

 

Dessa forma, o gerente PMP está apto a liderar uma equipe buscando o desenvolvimento e implementação de novas e melhores metodologias e processos dentro dos projetos propostos pela empresa.

 

Na Ridarp, contamos com o profissional PMP na elaboração dos projetos de obras. Afinal, não abrimos mão de três benefícios adquiridos com essa metodologia. Confira:

 

  1. Avaliação e monitoramento de riscos

 

Quando o gerente de projetos consegue obter maior controle de todo o processo, a análise e monitoramento de riscos e tendências que envolvam a obra e o setor passa a ser mais assertiva. Afinal, o responsável sabe quais medidas tomar quando determinadas situações climáticas, por exemplo, passam a colocar em risco a data de entrega do projeto, uma vez que cada etapa estava pré-definida dentro de um cronograma que já incluía possíveis imprevistos.

 

  1. Padronização da qualidade das obras

 

Com o auxílio do acervo de manuais e cursos oferecidos aos profissionais do PMP, a gestão dos projetos de obra passa a ter um parâmetro de qualidade que pode ser medido por quem está dentro e fora da empresa.

 

No caso do PMBOK Guide, o principal guia do setor de projetos, inclui-se nove áreas: Integração de Projetos, Escopo, Tempo, Custo, Qualidade, Risco, Comunicação e Recursos Humanos, que são avaliadas em cada um dos projetos para que a entrega seja feita dentro do tempo, orçamento e nível de excelência previstos.

 

  1. Gestão da equipe 

 

Na construção civil, ter uma equipe engajada no cumprimento das tarefas dos projetos é um dos maiores desafios encontrados pelas empresas.

 

Por isso, um dos papéis do PMP é administrar as equipes em campo e gerenciar a comunicação entre elas, seja utilizando-se de meios analógicos ou digitais, como softwares de tarefas, com o objetivo de garantir um suporte técnico adequado e condizente aos prazos e orçamentos estabelecidos.


Agora que você já sabe de que forma profissionais especializados em PMP podem auxiliar no desenvolvimento e entrega de obras de qualidade, fique à vontade para contatar a Ridarp em caso de dúvidas. Consulte nosso portfólio pelo site: ridarp.com.br

Posts relacionados

Suas obras prontas com inovação, qualidade, segurança e rapidez.