Engenharia de custos: diferencial de sucesso da Ridarp

26/04/2022
Compartilhar

Garantir que uma obra seja entregue dentro do prazo e orçamento estipulado pode parecer um grande desafio para as construtoras. Na Ridarp, a procura por manter essa equação em dia fica por conta da área de Engenharia de Custos, responsável por evitar imprevistos e buscar pelo melhor rendimento em cada um dos projetos realizados.

Para começar, a engenharia de custos é um setor dedicado à gestão dos recursos financeiros e de tempo de todas as atividades relacionadas a uma obra. Ou seja, ela vai avaliar a estimativa de gastos, previsão de término do projeto, possíveis riscos macroambientais, especialmente relacionados a economia nacional e global, além de outras questões.

Em linhas gerais, de acordo com o Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos, o ramo considera ainda aspectos como a “concepção do empreendimento, viabilidade técnico-econômica, análises, diagnósticos, prognósticos e tudo o que envolve estimar, planejar e projetar os números relativos às etapas de um empreendimento”.

Se quiser saber mais sobre como esse diferencial que adotamos aqui na Ridarp impacta diretamente a obra da sua indústria, continue a leitura deste artigo.

 

Quais os benefícios da engenharia de custos?

 

Bom, o engenheiro responsável por essa área, junto a equipe e ao cliente, chegará nas melhores soluções relacionadas ao cronograma e orçamento da obra em questão. O que inclui a análise dos riscos de investimentos e sugestões de alternativas mais econômicas e viáveis que poderão ser aplicadas aos empreendimentos.

Antes mesmo do início de uma obra, é importante ter uma previsão de quais serão esses gastos, levando em conta as expectativas do cliente e as experiências vivenciadas em projetos anteriores. E claro, a disponibilidade da equipe técnica também não poderá ficar de fora do cálculo.

Mas ainda não devemos excluir as chances (muito prováveis, por sinal) de que apesar do orçamento e cronograma da obra estiverem com todos os seus detalhes descritos, como fornecedores, mão de obra e materiais necessários, ainda assim há interferências externas que podem afetar o andamento do projeto, como alterações climáticas e, principalmente, econômicas.

Por isso, também é importante que a engenharia de custos analise como estará o mercado dentro dos próximos meses ou anos, dependendo da duração da obra. Pode ser necessário até mesmo a parceria com um economista.

E claro, mesmo com todo esse controle, é imprescindível estar atento às mudanças de rota e preparado para quando elas acontecerem. Ter um plano B na engenharia civil é fundamental para não afetar a entrega ou a qualidade das estruturas.

Você acredita que aplicar as técnicas de engenharia de custos na sua obra pode te ajudar? Quer saber mais detalhes sobre este serviço? Então, entre em contato com nossos especialistas.

Posts relacionados

Suas obras prontas com inovação, qualidade, segurança e rapidez.