Conheça soluções de crescimento para a indústria química

03/03/2023
Compartilhar

Quando o assunto é inovação, a indústria química se sobressai. Afinal, está sempre em busca de soluções que fomentem o avanço e potencializem os resultados. Segundo pesquisa realizada pelo IBGE — Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística —, o setor foi o que mais se destacou no quesito em 2021, tendo uma taxa de inovação de 87%.

 

O uso de tecnologias avançadas e formação qualificada dos profissionais são alguns dos pontos que fazem o Brasil pioneiro no segmento. Somado a isso, as empresas têm investido em mecanismos que tornem seus processos mais eficientes e aptos ao desenvolvimento.

 

Neste artigo, apresentamos algumas das mais importantes soluções de crescimento para a indústria química. Confira!  

 

Digitalização

 

Com a revolução tecnológica da indústria 4.0, os diversos âmbitos da economia passaram por mudanças. A área química não foi diferente, muitas novidades chegaram e continuam surgindo para que os processos se tornem cada vez mais digitais e potencializem a produção, melhorem a circulação de informações e tragam mais eficiência às divisões internas.

 

Conforme pesquisa do IBGE citada, o setor tem crescido de forma diferenciada no quesito tecnológico, mantendo sua taxa de inovação a frente, inclusive, de empresas de informática. Outro dado trazido pelo relatório é o fato de que as empresas maiores são as que mais investem nessa questão, conforme é possível verificar na figura abaixo:

 

Créditos da imagem: Agência de Notícias IBGE

 

Com foco na modificação dos processos, a digitalização na indústria química envolve planejamento, suporte e investimento em tecnologias como Big Data, inteligência artificial e robótica. Com soluções digitais, é possível acelerar o crescimento para a categoria.

 

Sustentabilidade

 

Outra questão bastante relevante no ramo químico é a sustentabilidade. Principalmente quando o assunto envolve transformação tecnológica, as empresas precisam ter atenção para aproveitar de maneira mais eficiente as iniciativas que impactam positivamente o meio ambiente.

 

Por ser importante demanda da sociedade, torna-se tendência que, além de contribuir com o desenvolvimento sustentável mundial, influencia nos resultados da empresa. Isso porque essas iniciativas favorecem a forma como a indústria se posiciona e traz um grande diferencial competitivo. 

 

Nesse aspecto, alguns dos principais pontos são o uso de elementos menos agressivos à natureza, as construções mais ecológicas, a transição de fontes de energia para opções sustentáveis e o desenvolvimento de metodologia para mensurar os resultados. Também vem sendo implementado pelo setor químico, a economia circular, que promove a utilização de recursos em ciclos contínuos, reduzindo os desperdícios.

 

Relacionamento com o cliente

 

Com o objetivo de manter a competitividade e ganhar mais mercado, a indústria química vem fortalecendo o relacionamento com o cliente. O investimento em tecnologia tem sido fundamental para fornecer um atendimento aprimorado, mantendo contato mais próximo ao público durante toda a jornada.

 

Possibilitar que a experiência do consumidor seja favorável é um ponto crucial quando se busca a fidelização. Assim, é preciso entender as exigências do cliente, seu comportamento e as tendências externas. Isso, aliado à inovação, tem o potencial de elevar ainda mais os resultados.

 

A indústria química está em constante desenvolvimento. Por isso, investir em soluções de crescimento é importante iniciativa para que as empresas alcancem seus objetivos e mantenham-se competitivas no setor.

 

Contar com a RIDARP trará grande potencial de destaque para sua organização. Somos especialistas em obras do setor químico e estamos preparados para levar informação e inovação para sua empresa. 


Syngenta, LanXess, Croda, Dow e Solenis são algumas das empresas que confiam no nosso trabalho. Faça como elas, acesse nosso site e conheça nossos diferenciais.

Posts relacionados

Suas obras prontas com inovação, qualidade, segurança e rapidez.