Indústria automobilística: tendências e inovações

07/12/2022
Compartilhar

A indústria automobilística vem passando por grandes transformações e se tornando cada vez mais disruptiva. Não é à toa que nos últimos anos, ela se tornou um dos setores de maior potência no mercado brasileiro.

De acordo com o balanço da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), só em 2021, a produção neste ramo aumentou 11,6% em comparação ao ano anterior. Ao todo, foram lançados no mercado cerca de 2,24 milhões de veículos. Só em fevereiro de 2022, o volume de novos carros fabricados superou as expectativas chegando a 3,2%.

Ou seja, dados como esses evidenciam uma realidade animadora, mostrando que, neste cenário, ainda há ainda grande margem para novas oportunidades de expansão.

Mas, o que esperar em termos de tendências e inovações neste segmento para os próximos anos? Quais novidades surgirão para ajudar as empresas do setor a se reinventar e atender um consumidor mais exigente e imediatista?

 

É sobre isso que falaremos neste artigo. Acompanhe!

 

Veja o que esperar para o futuro

 

Vivemos em meio a 4º Revolução Industrial, onde grande parte das montadoras tem a automação como base de suas operações, ou seja, a maioria delas vê a tecnologia como grande aliada para a busca de melhorias e eficiência em seus processos. Seja nas operações de manufatura ou de gestão.

Nesse contexto, existem tecnologias e outras modernizações que são mais esperadas para o setor. Abaixo listamos algumas das principais para você conhecer. Confira!

 

Carros com motor elétrico

Créditos da foto: Envato

 

Segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos, a venda de carros híbridos e elétricos cresceu 66,5% em 2020. E a tendência é que esse modelo prevaleça sobre o motor a combustão dentro de 20 ou 30 anos.

Afinal, o fator sustentabilidade está cada vez mais em pauta e deve ser um ponto de atenção, sobretudo, porque investidores do mundo inteiro passaram a focar mais em empresas que adotam o conceito ESG de gestão. Isto é, cujas ações evidenciam sua preocupação com o bem-estar social e meio ambiente.

Além disso, os consumidores veem nos carros elétricos, o caminho ideal para diminuir a poluição ambiental. E também amenizar os impactos decorrentes da exploração mineral, assim como do alto preço dos combustíveis.

No Brasil, ainda são poucos os incentivos para a comercialização desse modelo. Mas, em outros países, a realidade é completamente diferente. Prova disso é a empresa americana Tesla, que não poupa esforços e investimentos para garantir a todos um transporte mais sustentável.

 

Carros autônomos

 

A tecnologia vem proporcionando mais autonomia a diferentes processos e na indústria automobilística não é diferente.

Em um futuro próximo, os carros não mais serão guiados por humanos, mas por computadores. O objetivo com isso é, basicamente, diminuir o número de acidentes no trânsito e fornecer mais autonomia ao motorista durante o trajeto.

Atualmente, já existem grandes empresas que estão investindo em projetos para lançamento de carros autônomos. A Tesla, a Uber e o Google são algumas que já apresentam propostas bem avançadas para o setor.

No geral, ainda há muito o que evoluir até que se veja um carro 100% autônomo circulando nas ruas. Mas, sem dúvida, é uma das tendências que se deve acompanhar de perto.

 

IA – Inteligência Artificial

 

Créditos da imagem: Pexels

 

É algo que está presente nos processos de automação de vários processos relacionados à fabricação de veículos. No entanto, a tendência é que nos próximos anos, essa inovação seja incorporada para além das atividades operacionais.

Agora, espera-se usar este recurso tecnológico também para otimizar os processos administrativos e de comunicação com outros setores.

Em algumas montadoras como a Audi, por exemplo, ela já contribui no Lean Manufacturing, elevando a produtividade no setor, ou seja, por meio de sistemas baseados em Inteligência Artificial é possível detectar pequenos erros em chapas de metal. Assim, é possível reduzir desperdícios e melhorar a produção.

Além disso, tecnologias aplicadas recentemente pela Jaguar Land Rover usam tal recurso para construção de veículos inteligentes. 

Então, os novos modelos serão capazes de identificar, por exemplo, qual rádio o passageiro ouve mais em seus trajetos ou enviar mensagens de texto para lembrá-lo sobre algum compromisso. Tudo isso, sem dúvida, levará a experiência e satisfação dos usuários a outro nível.

Fora isso, com a AI também será possível levantar dados e obter insights valiosos para tomadas de decisões. Por isso, é uma tendência que já chama atenção e tem tudo para evoluir nos próximos anos.

 

Conectividade 

 

Este é um dos pilares essenciais para os carros do futuro, por isso, o segmento automotivo vem apostando em inovações que visam elevar a conexão entre usuário e seu veículo.

Tanto que a presença de sensores e softwares, assim como chips entre outras tecnologias vêm se tornando cada vez mais comuns nos automóveis. 

A Cadillac, por exemplo, incorporou chips 4G em alguns de seus modelos. O objetivo desta iniciativa era permitir ao usuário acessar a internet e baixar seus apps favoritos, possibilitando o uso de smartphones diretamente pelo painel do carro.

A conectividade por meio da IoT (Internet das Coisas) também oferece dados importantes ao usuário para melhor uso e manutenção do veículo. Desde dados referentes ao abastecimento, até status sobre o filtro de ar condicionado ou necessidade de recall para troca de peças.

 

Como a Ridarp pode ajudar?

 

A indústria automobilística está em constante evolução, aprimorando seus processos e trazendo inovações para o setor.

Acompanhar esse crescimento de forma competitiva não é fácil, porém, contar com parcerias que entendem e acompanham as evoluções desse segmento faz toda diferença.

A RIDARP é uma empresa especialista em obras do setor automobilístico que busca se manter informada e monitorar de perto as mudanças de comportamento do mercado. 

 

Quer saber mais? Fique atento ao conteúdo que oferecemos em nosso blog

Posts relacionados

Suas obras prontas com inovação, qualidade, segurança e rapidez.