Tendências de mobilidade para os próximos anos

21/03/2023
Compartilhar

Nos últimos anos, com o avanço tecnológico, os transportes têm passado por grandes mudanças. Desde o desenvolvimento da eletrificação de veículos até a automação e conectividade estão contribuindo para a transformação da maneira como nos deslocamos e interagimos com o mundo.

 

Para os próximos anos, há grandes tendências de mobilidade que prometem impactar ainda mais o nosso dia a dia. As indústrias também continuarão a ser influenciadas por tais mudanças e, por isso, é preciso entender como as utilizar para potencializar seus processos e melhorar os resultados.

 

Neste artigo, vamos pontuar as principais novidades. Confira!  

 

Mais carros elétricos

 

Apesar de ainda não ser o tipo de automóvel mais utilizado nas ruas, a eletrificação de veículos é algo que já vem sendo implementado há alguns anos. Para o futuro, a tendência é que haja ampliação dessa opção. Até 2040, a frota de veículos elétricos no Brasil deve chegar a 11 milhões de unidades, representando 55% das vendas de novos carros, conforme levantamento da McKinsey & Company.

 

Para as indústrias, essa tendência tem o potencial de trazer diversos benefícios, como sustentabilidade e redução de custos, já que são mais eficientes que os modelos movidos à gasolina. Além disso, a empresa que investe nessa alternativa mostra-se inovadora, melhorando sua imagem no mercado.

 

Mobilidade compartilhada

 

Nessa modalidade, as pessoas compartilham um veículo ou serviço de transporte com outras pessoas. Isso inclui, por exemplo, carros, bicicletas, coletivos e outros. Essa ação é importante para evitar problemas com congestionamentos, consumo excessivo de combustíveis fósseis, poluição do ar, uso em grande escala dos espaços urbanos e gastos com transportes.

 

A mobilidade compartilhada é outra tendência que contribui para o desenvolvimento de cidades sustentáveis e mais inteligentes. Tendo isso em vista, a perspectiva é que cada vez mais elas sejam planejadas com políticas públicas que promovam a facilidade de deslocamento urbano, diminuam problemas ambientais e tragam mais qualidade de vida.

 

Frotas sustentáveis

 

Outro questão relevante é a implementação de frotas sustentáveis, na qual as empresas projetam, adquirem e gerenciam seus veículos buscando o menor impacto ambiental possível. Afinal, esse é um tema bastante relevante, pois, no Brasil, a idade dos carros em circulação é de 10,2 anos, segundo o Sindipeças. Ou seja, são carros mais antigos e com maior tendência a gerar emissão de poluentes.

 

Dessa forma, as empresas que promovem essas tendências de mobilidade saem na frente quando o assunto é o papel social em relação ao meio ambiente. Investir em combustíveis alternativos, uso de veículos mais eficientes e manutenção preventiva são iniciativas que fazem a diferença. Além disso, as tecnologias de transporte inteligente — que evitam congestionamento e monitoram a emissão de poluentes — vêm ganhando espaço.

 

Como essas tecnologias vão impactar no dia a dia das indústrias?

 

Carros elétricos, mobilidade compartilhada e frotas sustentáveis utilizam a tecnologia para promover a sustentabilidade e mais qualidade de vida para as pessoas. As indústrias, que se inserem de forma ativa nesse contexto, são impactadas positivamente. 

 

As tendências de mobilidade têm trazido mudanças significativas para as indústrias, influenciando a forma como operam, transportam seus produtos e se relacionam com clientes e colaboradores. Fazendo uso dessas tecnologias, elas facilitam seus processos e, além disso, destacam-se no mercado como empresas inovadoras.


A RIDARP é reconhecida por soluções de construção para indústrias automobilísticas, químicas, alimentícias e corporativas, destacando-se em qualidade, sustentabilidade e inovação. Acesse nosso site e conheça mais sobre a empresa.

Posts relacionados

Suas obras prontas com inovação, qualidade, segurança e rapidez.