O que é ESG e por que ele é tão importante para as empresas?

05/07/2022
Compartilhar

Em algum momento você já deve ter se deparado com o termo “ESG”. E saiba que você não foi o único.

 

Praticamente sinônimo de sustentabilidade no meio empresarial, a sigla tem gerado cada vez mais interesse e curiosidade - haja visto que as buscas envolvendo o tema cresceram 150% nos últimos 12 meses até Fevereiro/22, na comparação aos 12 meses anteriores.

 

Mas você sabe o que é ESG? O que essa sigla tem a ver com grandes empresas? É o que vamos te contar no decorrer desse artigo. 

 

O que é ESG?

 

A sigla de três letras, um acrônimo em inglês, significa Environmental, Social and Governance, que em português podemos traduzir para meio ambiente, social e governança.

 

A primeira vez em que foi utilizado remete a 2004, em um relatório chamado "Who Cares Wins", feito pelo Pacto Global, braço da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem o objetivo de engajar empresas e organizações na adoção de princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, em parceria com o Banco Mundial.

 

Desde então, a sigla tem sido usada em substituição do termo “sustentabilidade” em diversos fóruns de discussão, relatórios e pesquisas.

 

“Uma empresa que está em conformidade com práticas ESG entende quais são seus impactos negativos e positivos na sociedade e consegue agir sobre eles. É necessário minimizar os negativos e potencializar os positivos, assim como equacionar os prejuízos já provocados”, é a definição de ESG que o próprio Pacto Global adota.

 

Quais práticas do modelo EGS podem ser aplicadas em seu negócio

 

Ao olhar mais de perto o que cada letra da sigla ESG quer dizer, podemos compreender melhor algumas práticas que podem ser adotadas por empresas que desejam minimizar seus impactos no meio ambiente, construir um mundo mais justo e responsável e reduzir a burocracia.

 

  • Ambiental: sobre como a empresa reduz o impacto ambiental e se preocupa com questões como aquecimento global, emissão de carbono, eficiência energética, gestão de resíduos, poluição e recursos naturais.

 

  • Social: trata de inclusão e diversidade, direitos humanos, engajamento dos funcionários, privacidade e proteção de dados, políticas e relações de trabalho e inovação dentro das organizações.

 

  • Governança: diz respeito a como a empresa adota as melhores práticas de gestão corporativa, envolvendo diversidade, ética e transparência, estrutura dos comitês de auditoria e fiscal, política de remuneração e canal de denúncias.


 

Qual a importância do ESG?

 

Considerado uma forma de medir o impacto que as ações de sustentabilidade geram nos resultados das empresas, o ESG se apresenta como ainda mais inovador que a sustentabilidade. Especialmente nos setores químico, automobilístico e farmacêutico, onde há constante preocupação com a redução nos índices de emissão de carbono e outros poluentes.

 

Dessa forma, a promessa é de ajudar o planeta, reduzir custos e aumentar a produtividade. Isso significa que o retorno financeiro é maior, tanto para a empresa quanto para seus investidores.

 

Justamente por isso, companhias que aplicam o ESG costumam receber mais atenção de futuros investidores

 

Ainda nesse contexto, é importante ressaltar que essas mesmas oferecem rentabilidade ainda maior na Bovespa.

 

Também vale citar que a adoção de uma agenda ESG traz outros benefícios como vantagens competitivas, melhora na reputação e melhora em seu valuation ao longo do tempo.

 

3 grandes indústrias que já aplicam o ESG

 

Talvez seja o momento de comprovar tudo isso, apresentando algumas grandes empresas que já adotaram essas medidas e vem colhendo seus frutos.

 

Abaixo, listamos 3 grandes indústrias:

 

Bosch

 

Segundo a própria empresa, “a estratégia de sustentabilidade da Bosch é baseada em objetivos concretos em todas as áreas de ESG. Desde sua fundação, a empresa tem trabalhado consistentemente com esta visão, que é intrínseca aos seus valores e ações. Na esfera ambiental, por exemplo, em 2020 o Grupo Bosch conquistou a neutralidade de carbono em todas as mais de 400 localidades no mundo, sendo a primeira empresa industrial a atingir esse objetivo.”

 

GL Foods

 

Sobre o ESG, a GL Foods diz que “também estamos agindo para rever nosso trabalho consultado organizações líderes em performance envolvendo ESG a fim de medir nosso progresso. Isso inclui trabalhar com EcoVadis, um expert em ESG e avaliar o desempenho das empresas nesta área. Temos orgulho em dizer que estamos levando nosso compromisso com a sustentabilidade um passo adiante e cumprindo nosso propósito”.

 

Lanxess

 

Outra empresa que atua de acordo com os parâmetros da ESG, a Lanxess acredita que “o mundo está mudando, e essa mudança é urgentemente necessária. Nós já temos claramente definida nossa ambição: a Lanxess pretende impulsionar a mudança e, assim, fazer parte da solução como uma empresa química sustentável com sucesso a longo prazo”.

 

Outra iniciativa da Lanxess é o projeto Neutralidade Climática, por meio do qual ela deseja: reduzir drasticamente as emissões de fontes próprias, comprando apenas energia de níveis muito baixos ou neutros de poluentes em termos climáticos, reduzindo o lançamento de gases e substâncias em 10 vezes (de 3,2 milhões para menos de 300.000 toneladas) até 2040, além de neutralizar esses despejos residuais por meio de medidas de compensação.

 

Venha falar com nossa equipe de especialistas, que terá o maior prazer em ajudar você e sua empresa.

 

Posts relacionados

Suas obras prontas com inovação, qualidade, segurança e rapidez.