Projeto turn key: como funciona?
O projeto turn key é um modelo de contrato no qual o cliente recebe um produto que foi concebido, do início ao fim, pelo mesmo fornecedor. Este artigo explicará o que essa prática significa e quais benefícios esse tipo de gestão oferece para a empresa contratante e para a prestadora de serviços.
A própria tradução literal da expressão já diz muito sobre ela. Em português, seria algo como “entregar a chave”, ou seja, isso quer dizer que o contrato só acaba quando a empresa entrega a obra completa, que vem sendo acompanhada desde os primeiros escopos do projeto.
Neste modelo, também conhecido como empreitada integral, existem inúmeros benefícios. Veja alguns exemplos abaixo.
Projeto turn key: vantagens para a sua empresa
Com esse modelo, uma única empresa fica responsável por todas as etapas de uma obra, desde o planejamento, passando pelo acabamento e chegando a entrega. Na prática, isso significa que o processo inteiro será administrado de forma padronizada, sem quaisquer desvios de qualidade nas matérias-primas ou mão de obra.
Para a equipe, esse tipo de projeto também é vantajoso, já que oferece uma comunicação assertiva e dinâmica entre os diversos setores.
Sem contar que cada vez mais ele se mostra uma solução para o aumento da produtividade nas obras, porque além de manter a equipe alinhada, ainda reduz burocracias relacionadas a compras e distribuição de produtos e serviços.
E, não menos importante, ainda podemos considerar a redução de custos para ambas as empresas envolvidas no projeto, já que a empreitada integral evita prorrogação de prazos e retrabalho.
Além disso, ainda há uma vantagem extra para o cliente: ele não precisa ter conhecimento técnica em construção civil na hora de contratar uma empresa, afinal, o nível de confiabilidade e responsabilidade neste estilo de projeto é bem maior, já que uma instituição será encarregada de cuidar de todo o processo e o contratante não precisará acompanhar as atividades tão de perto.
Problemas em não investir no turn key
Mais do que trazer benefícios, esse modelo de projeto ainda ajuda a reduzir grandes prejuízos. Vamos citar alguns bastantes comuns em obras que envolvem mais de um fornecedor. Confira:
- Perda de material;
- Desencontros de informações;
- Diferenças na qualidade dos acabamentos;
- Expectativas entre cliente e fornecedor desalinhadas;
- Dores de cabeça com contratos;
- Multas ou prejuízos financeiros.
Agora você já sabe o que é o projeto turn key e quais seus benefícios. Na Ridarp, todas as obras são realizadas dentro deste modelo com o objetivo de oferecer um padrão de qualidade para todos os nossos clientes e garantir que as entregas sejam feitas no prazo determinado.
Para saber mais sobre esse estilo de contrato, fale conosco ou conheça nossos serviços através do site ridarp.com.br