O que é e como é a construção de uma sala limpa?

18/04/2022
Compartilhar

O conceito de sala limpa é bastante presente nos mais diversos segmentos da indústria.

 

Seja especialmente em ramos como a farmacêutica e seus diversos subgêneros (pesquisa e desenvolvimento, veterinária, cosmética etc ), biotecnologia e até a indústria de eletrônicos e a fabricação de componentes como peças para computadores, circuitos eletrônicos, televisores e telefones.

 

No entanto, você sabe o que é uma Sala Limpa?

 

De forma simples, podemos dizer que as Salas Limpas são ambientes ilhados dentro de uma indústria, afastados de outras instalações, que tem suas partículas (viáveis ou inviáveis) controladas.

 

Esse tipo de ambiente é projetado buscando a redução da introdução, geração e retenção de contaminantes em seu interior.

 

Sua principal finalidade, na indústria, são testes ou a fabricação de produtos em que a presença de microrganismos podem alterar o produto ou interferir em alguma análise.

 

Vale dizer ainda que estas salas limpas são classificadas de acordo com a quantidade de partículas presentes em seu interior. Ou seja, quanto menor este valor final, mais limpo é o ambiente e mais crítico o produto manipulado.

Normas e regulamentações relacionadas às Salas Limpas

 

Existem parâmetros específicos para o projeto e construção das Salas Limpas.

 

Podemos citar as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e INMETRO, além das resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Food and Drug Administration (FDA)

 

Também há requisitos particulares, que dependem dos processos a serem realizados dentro do espaço, além dos procedimentos da indústria em questão.

 

No que diz respeito às normas internacionais sobre Salas Limpas, podemos falar sobre o Manual Técnico TO 00-25-203, publicado pela Força Aérea Americana em 1961.

 

Mas vale dizer que a norma Federal Standard 209 teve maior influência nas diretrizes de salas limpas - servindo, inclusive, de base para a norma brasileira BRN ISO 14644-1:1999, que se refere à classificação da limpeza do ar em termos de classificação de partículas.

 

Sala Limpa: todos os passos para sua construção

 

Deseja implementar um projeto de construção de uma sala limpa em sua empresa? Acompanhe a seguir quais passos você precisa seguir para que tudo ocorra da forma mais correta possível:

 

1º Passo: Projeto

O projeto arquitetônico de uma sala limpa precisa ser elaborado levando em consideração ambientes para atividades que exigem condições controladas com diferentes classificações e pressões. 

 

2º Passo: Operação

Um planejamento detalhado precisa ser construído, de forma a contemplar todos os procedimentos necessários para o controle desejado do produto final. Aqui, precisam fazer parte deste momento o fluxo de pessoas, trabalhos, equipamentos e materiais.

 

É preciso que sejam pensados a utilização de antecâmaras, painel de divisórias, caixas de passagem, unidade de filtragem, unidade de ventilação, cantos arredondados, visores com vidro duplo e ainda portas especiais para ambientes limpos, em aço, alumínio ou aço inox.

 

Também deve fazer parte desta etapa o planejamento envolvendo corredores e fluxo de pessoas entrando e saindo desta Sala Limpa. Afinal, são fatores que afetam diretamente a definição de classes de limpeza, das condições ambientais e dos fluxos de pressão dentro da Sala Limpa.

 

3º Passo: Equipamentos

Como deixam claras as diretrizes e Normas abordadas anteriormente, as Salas Limpas precisam ser equipadas com produtos específicos, de acordo com o estudo de resistência e desgaste necessários.

 

É preciso levar em consideração móveis de superfície lisa, sem arestas, neutros e sem liberação de partículas Eles também precisam ser fabricados em aço inoxidável eletropolido, com pintura a pó ou plástico sólido.

 

4º Passo: Manutenção

Produtos com acabamento em alto padrão, lisos, sem arestas e impermeáveis favorecem a limpeza e manutenção da Sala Limpa.

 

Outro fator que ajuda neste sentido são os cantos arredondados, que não acumulam sujeira.

 

É importante se atentar a seleção das ferramentas utilizadas para manutenção das máquinas, que devem ser limpas antes de entrar na sala. Também é fundamental que sejam mantidas assim, a fim de reduzir os riscos de contaminação.


 

Levando em consideração estes passos apresentados, você já pode escolher uma empresa responsável pela elaboração completa do projeto de Sala Limpa.


Claro, é sempre fundamental ponderar esta escolha com base em requisitos como a excelência, expertise, experiência e qualidade entregues. A RIDARP é reconhecida por soluções de construção para indústrias. Clique aqui e saiba mais.

Posts relacionados

Suas obras prontas com inovação, qualidade, segurança e rapidez.